quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ENCONTRO ANUAL DE VISITADORAS NA FESTA DO CENTENÁRIO

HISTÓRICO

A Assembleia de Deus em Belém é uma Igreja centenária que agrega, desde tempos muito recuados, entre suas diversas atividades a de também visitar, não somente os órfãos e as viúvas, mas os doentes e membros, impedidos por alguma razão, de congregar - se normalmente.

Entretanto, sabemos pela Palavra de Deus, que esse santo serviço espiritual teve sua origem no Éden, onde o Criador visitava o homem “pela viração do dia”, Gn.3.8. Desde então, seu povo em todas as épocas e lugares tem procurado cumprir este santo preceito bíblico, posto que, segundo Tiago, um dos princípios da verdadeira religião consiste em “visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações”, Tg. 1. 27.

Na Obra pentecostal o Ministério da Visitação sempre foi uma marca do amor e da fé dos crentes, pois o Senhor Jesus também cultivava essa prática. Em Mt. 8. l4, 15, vêmo - lO chegando à casa de Pedro e vendo que a sogra deste jazia acamada com febre alta, “tomou - a pela mão e a febre a deixou”.

Certamente os pioneiros aqui chegados a partir de 1910 usaram deste ministério como forma de evangelizar e ganhar as almas para Jesus até porque conforme a promessa neotestamentária, “estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome expelirão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes; e se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados”, Mc. 16. 17, 18. Relatos não faltam mostrando o quanto Deus operava nessas ocasiões, razão pela qual, famílias inteiras se convertiam ao Senhor.

Com a consolidação da Obra, o trabalho de visitação aos lares foi estruturado, tanto que em 1926, no ministério do missionário Samuel Nystron (1924 - 1930), testemunhos dão conta da presença significativa de servas de Deus compondo o grupo então denominado de Visitadoras do Campo, que já por volta de 1937, no pastorado do missionário Nels Nelson (1930-1950) atuavam primeiramente nos bairros da Pedreira e do Telégrafo.

Estas irmãs se reuniam no Templo Central em um dia determinado da semana e, antes de sair para o trabalho participavam de reuniões sob a direção do Pr. Pedro Trajano Pinheiro, que as aconselhava e orientava como proceder nessas ocasiões. Havia uma preocupação em que as irmãs mantivessem o sigilo sobre o que ouvissem nesses encontros, apenas orando sobre a situação que lhes era apresentada.

Depois que aceitava a Jesus o novo convertido recebia a visita das irmãs visitadoras, que atuavam como discipuladoras dos novos membros, ajudando-os a se consolidar na fé. Naqueles tempos, com poucas linhas de ônibus e raras ruas asfaltadas na cidade, estas obreiras, a pé, levavam o dia inteiro nessa tarefa, de sorte que, muitas vezes eram convidadas para almoçar, por já ser bem tarde, passando da hora das refeições, mas educadamente, alegando não poder ficar, porque ainda havia serviço para fazer, recusavam a cortesia e só almoçavam em casa. Demonstravam grande disposição e dedicação ao ofício, não reclamavam e não pediam nada a ninguém.

Eram tempos bem difíceis, em que eram comuns as perseguições, os insultos, as galhofas; até cães raivosos eram ‘estimulados’ a afugentá - las por ocasião das visitas, contudo, como acontece até hoje, com nossas irmãs, ‘voltavam com alegria trazendo os seus molhos’, Sl 126.6.

Não poucas servas de Deus se notabilizaram nessa nobre missão de visitar e estimular os irmãos à fé e à união no Senhor nestes cem anos de Pentecostes no Brasil, contudo, atualmente, um exército de abnegadas obreiras prossegue nesse mesmo afã.


UM ENCONTRO DE EDIFICAÇÃO E BÊNÇÃOS

Atualmente as Visitadoras integram a Missão com Mulheres da Assembleia de Deus em Belém. Há mais de 30 anos sob a coordenação da irmã Liliana Odalea Skeet, que, além de integrante do Círculo de Oração é conselheira da Missão.

Em outubro as componentes do Ministério de Visitação da Igreja estarão reunidas em evento que pretende envolver das participantes em torno da Palavra de Deus não apenas para reflexão, mas também para avaliação sobre o comprometimento de cada uma quanto ao ministério que desempenha em cada congregação da Assembleia de Deus em Belém, visitando, confortando e fortalecendo a fé daqueles que recebem essas obreiras, verdadeiros anjos do Senhor, em seus lares.

O Encontro obedecerá à seguinte programação:

ENCONTRO ANUAL DE VISITADORAS

Local: Templo Central da Assembleia de Deus em Belém-PA

Data: 07/10/2011

Texto Base: Mt. 25. 35 – 40

HORÁRIO:
Manhã: 08:30h as 09:00h - Devocional e Leitura da Palavra
09:00h as 11:30h – Palestra: O Ministério da Visitação Numa Visão Atual
Ministrante: Miss. Ester Luz Gouveia
Tarde: 14:30h – Oração
14:45h as 17:00h – Plenária ( Avaliação x Testemunhos)



Liliana Odalea Skeet
Coordenadora Geral de Visitadoras


Honorata Tavares Andrade
Coord. Geral da Missão com Mulheres

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estudos Bíblicos Semanais

Proposta: Os estudos compreenderão um eixo temático, subdividido em três subtemas, a serem ministrados às segundas-feiras.

Período: Outubro a dezembro de 2011 a janeiro de 2012

Objetivo: Enfatizar a necessidade que temos, como crentes, nestes “tempos trabalhosos em que vivemos”, do conhecimento e prática da sã doutrina para firmeza na fé e defesa da verdade, ITs. 5.23.

Eixos Temáticos: I - Etapas da Santificação; II – Pentecostes; III - Manejando a Palavra; IV - Louvor e Adoração, assim desenvolvidos:

I – ETAPAS DA SANTIFICAÇÃO
Texto base: Hb. 12.14
Preletora: Miss. Cléa de Melo Luz

Dia * Tema
03/10/2011 * Justificação
10/10/2011 * Regeneração
17/10/2011 * Santificação


II – PENTECOSTES
Textos base: At. 2. 39, 42; Ap. 2. 25
Preletora: Miss. Marta Mara

Dia * Tema
07/11/2011 * Sua vida com Deus: Compromisso e Renúncia
14/11/2011 * Avivamento
21/11/2011 * Permanecendo no Espírito


III – MANEJANDO A PALAVRA DA VERDADE
Textos base: II Tm. 2. 14 - 16; Sl. 119.9
Preletora: Miss. Maria Lúcia Fonseca

Dia * Tema
05/12/2011 * Manejando a Palavra
12/12/2011 * Meditando na Palavra
19/12/2011 * Vivendo a Palavra


IV – LOUVOR E ADORAÇÃO
Textos base: Sl. 22. 3; Tg. 5. 23b
Preletora: Miss. Neiva Bacelar

Dia * Tema
09/01/2012 * As Bases do Verdadeiro Louvor
16/01/2012 * Louvando e Adorando a Deus
23/01/2012 * Os Efeitos do Louvor

terça-feira, 6 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA E VIDA

“Se pois, o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres.” Jo.6.36



Os grandes periódicos locais trazem, nesta semana, manchetes de primeira página apontando, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o avanço da fé evangélica entre os brasileiros, com a capital paraense aparecendo como a segunda maior do País em número de pentecostais, com um percentual de 22,99%, abaixo apenas de Rio Branco, no Acre com 28,43%, significando que “... o Estado teve um aumento bem acima do Brasil no número de evangélicos(...) sobretudo, os pentecostais. Então, pode-se concluir que a composição religiosa da população do Pará está mudando em um ritmo muito forte...”, segundo informa matéria publicada no caderno Atualidades, da edição nº 33.316/2011, de O Liberal.

Mesmo sem querer apontar este ou aquele fator como propulsor dessa arrancada, convém destacar o papel desempenhado pelos cristãos evangélicos, notadamente os assembleianos, na tarefa de ir por todo o mundo pregando o Evangelho a toda a criatura( Mc. 16.15) desde que chegaram em plagas brasileiras em novembro de 1910.
Justamente a partir desta morena faceira Belém do Pará, começando com Daniel Berg e Günnar Vingren, a mensagem pentecostal foi levada com tal impulso, espalhando-se por todo o território nacional, de tal modo que se criou na mídia secular uma expressão que atestava o assombro de todos ante o fenômeno que nem que quisessem podiam ignorar: Em qualquer localidade brasileira, mesmo a mais isolada, duas coisas podiam ser encontradas - A Assembleia de Deus e a Coca-Cola.

A mensagem de que Jesus liberta o homem do poder do pecado, dos vícios e da perdição eterna falava bem de perto às necessidades das pessoas, fazendo-as esquecer as vicissitudes do dia a dia. A independência espiritual que só o Evangelho promove contribuiu para dar dignidade a homens e mulheres esquecidos pelas políticas públicas oficiais deste imenso Brasil.

Entretanto, no passado como hoje, a eficácia salvadora do Evangelho em transformar o ‘homem velho numa nova criatura’ continua sendo comprovada em milhões de cidadãos nascidos de novo que engrossam as fileiras nacionais e concorrem para o desenvolvimento deste País, como a atestar que só Cristo liberta e proporciona independência espiritual e vida com abundância.

Daí ser imperioso aos autênticos pentecostais assembleianos prosseguir no mesmo afã que impulsionou os pioneiros deste Movimento, como bem salienta a letra inspirada do hino “Meu Brasil”:
“Debelar a escuridão minh’alma anseia/Nesta terra onde o Cruzeiro prega a paz./Espalhando Bíblias, Bíblias às mancheias;/A vitória, meu Brasil, alcançarás.
Não te peço, meu Senhor, poder, riqueza,/Nem as glórias deste mundo de ilusão;/Dá que eu possa ver fulgindo de beleza,/ Na coroa de Jesus – Minha Nação!”

Cantemos todos neste Sete de Setembro:

“MEU BRASIL! O EVANGELHO DE JESUS TE QUER SALVAR!”




Maria Lúcia Fonseca